sábado, 7 de maio de 2022

O Tabaco está envenenando o meio ambiente além de causar mal a saúde

"O tabaco está nos matando e nosso planeta – #TobaccoExposed" é o tema da campanha deste ano do Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio. Esta campanha destaca até que ponto a produção de tabaco contribui para a poluição ambiental, com um impacto prejudicial significativo na saúde das pessoas.

Cultivo de tabaco(link é externorequer quantidades consideráveis de água (aproximadamente 22 bilhões de toneladas métricas globalmente) e árvores aproximadamente 600 milhões de árvores são cortadas todos os anos(link é extern), bem como uma série de produtos químicos nocivos e mão-de-obra. O cultivo de tabaco também está esmagadoramente concentrado em países de baixa e média renda e muitas vezes substitui a agricultura significativa e sustentável que poderia responder a déficits alimentares em quatro dos dez maiores países produtores de tabaco.Cultivo de tabaco(link é externo) requer quantidades consideráveis de água (aproximadamente 22 bilhões de toneladas métricas globalmente) e árvores aproximadamente 600 milhões de árvores são cortadas todos os anos(link é externo)), bem como uma série de produtos químicos nocivos e mão-de-obra. O cultivo de tabaco também está esmagadoramente concentrado em países de baixa e média renda e muitas vezes substitui a agricultura significativa e sustentável que poderia responder a déficits alimentares em quatro dos dez maiores países produtores de tabaco.

Além disso, as bitucas de cigarro são feitas principalmente de plástico e a forma mais comum de resíduos plásticos, com cerca de 4,5 trilhões de bitucas individuais(link é externo) de seis trilhões de fumados sujando o meio ambiente.

Os cigarros eletrônicos – fortemente promovidos pela indústria do tabaco como alternativa ao tabagismo combustível – também contribuem para os danos ambientais. A fabricação de dispositivos vaping requer metais, plásticos, baterias e circuitos; e-líquidos contêm quantidades significativas de produtos químicos tóxicos(link é externo); e os resíduos de cigarros eletrônicos não são biodegradáveis e descartados cartuchos ou dispositivos descartáveis geralmente se dividem em microplásticos e produtos químicos que poluem ainda mais as vias navegáveis.

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma iniciativa liderada pela OMS apoiada pela UICC para chamar a atenção para os danos causados pelo tabaco e promover estratégias de prevenção mais eficazes e regulação de produtos do tabaco. O uso de tabaco e a fumaça de segunda mão são cancerígenos bem conhecidos, estimados em conta globalmente para um trimestre(link é externo) das 10 milhões de mortes relacionadas ao câncer registradas em 2020.

O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum) cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos que têm como princípio ativo a nicotina, que causa dependência (Brasil, 2016).  Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. A OMS afirma ainda que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda onde o peso das doenças e mortes relacionadas ao tabaco é maior (WHO, 2020).   

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traquéia, brônquios e pulmão (WHO, 2022).                                              

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.                                             

O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também estão associados ou são fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como para muitas patologias buco-dentais (CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION, 2020).   



Fontes do Texto:

Tobacco is poisoning the environment as well as public health | UICC

Tabagismo | INCA - Instituto Nacional de Câncer

Fonte da Imagem:  Google.

Nenhum comentário:

Artigo sobre Chlorpirifós

Nos últimos anos, tenho me dedicado a pesquisa sobre os pesticidas, principalmente no cultivo de café, que é o principal cultivo na minha re...