segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O Câncer pode ser evitado em 44 % dos casos

Uma das maiores pesquisas já realizadas no mundo sobre o câncer mostra que 44% dos tumores podem ser evitados. O estudo identificou que o comportamento, o ambiente e o metabolismo da pessoa são fatores tão importantes quanto a genética no desenvolvimento da doença.

“Pelo menos 12 tipos de câncer podem ser prevenidos com alimentação saudável, prática regular de atividade física e redução no consumo de carnes processadas e bebidas alcoólicas”, afirma Bruna Pitasi, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca.

Priorizar o consumo de alimentos naturais, manter o peso ideal de acordo com a idade e altura e incluir pelo menos 150 minutos de atividade física por semana são algumas das estratégias para prevenir o câncer.

Escolhas saudáveis no dia a dia contribuem para a prevenção ao câncer. Valorizar as refeições caseiras e a prática de cozinhar pode estimular o consumo de mais alimentos in natura e minimamente processados.

Em relação à alimentação não saudável, a população brasileira vivencia um aumento do consumo de ultraprocessados, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em geral, os ultraprocessados contam com formulações industriais com aditivos químicos como conservantes, estabilizantes, corantes e aromatizantes. O alto teor de sódio também é comum nesses alimentos por conta da adição de grandes quantidades de sal.

Ministério da Saúde alerta que alimentos ultraprocessados tendem a ser muito pobres em fibras, que são essenciais para a prevenção de vários tipos de câncer, além de doenças do coração e diabetes.

A ausência de fibras está associada à falta ou escassez de alimentos in natura ou minimamente processados nesses produtos. A condição faz com que os alimentos ultraprocessados também sejam
pobres também em vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas ao organismo.

O Inca recomenda evitar o consumo de carnes processadas, tais como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru defumado, pois não há limite seguro de ingestão.

consumo de álcool é um fator causal em mais de 200 doenças e lesões, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também contribui para a prevenção ao câncer, segundo o Inca.

Os benefícios das atividades físicas para a saúde incluem aumento da força muscular, melhora da qualidade do sono e do condicionamento e redução do colesterol e triglicérides, além de elevação do bem-estar e dos ganhos para a saúde mental.

Para a prevenção do câncer, o Inca recomenda a inclusão do exercício físico como parte da rotina diária, limitando os hábitos sedentários, como passar muito tempo assistindo televisão e usando o celular ou o computador.

“Um dos benefícios psiconeurológicos da atividade física é a neuroplasticidade, uma característica do sistema nervoso central que promove mudança e adaptação do sistema de acordo com experiências e necessidades. A área é estimulada quando fazemos exercícios físicos”, afirma a psicóloga Luciana Ferreira Angelo, coordenadora do curso de aperfeiçoamento e especialização em Psicologia do Esporte do Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo.


Fontes do Texto:

Pesquisa mundial aponta que 44% dos tumores cancerígenos podem ser evitados - Notícias - R7 JR na TV

Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados com mudanças no estilo de vida, diz Inca | CNN Brasil

Fonte da Imagem: Google

Nenhum comentário:

Artigo sobre Chlorpirifós

Nos últimos anos, tenho me dedicado a pesquisa sobre os pesticidas, principalmente no cultivo de café, que é o principal cultivo na minha re...