sexta-feira, 30 de abril de 2021

Sobre a nova droga contra câncer: Berzosertib

 Mais da metade dos 40 pacientes com berzosertib teve o crescimento de seus tumores interrompido.

Berzosertib foi ainda mais eficaz quando dado ao lado da quimioterapia, o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer (ICR) e pelo Royal Marsden NHS Trust sugeriu.

O teste foi projetado para testar a segurança da droga.

A droga é a primeira a ser testada de uma nova família de tratamentos, que bloqueiam uma proteína envolvida na reparação de DNA.

Bloquear essa proteína evita que os cânceres remendem danos às suas células.

Faz parte de um ramo de tratamento conhecido como "medicina de precisão", que tem como alvo genes específicos ou alterações genéticas.

O estudo envolveu pacientes com tumores muito avançados, para os quais nenhum outro tratamento havia funcionado.

Isso é o que é conhecido como um teste de "fase um", que só foi projetado para testar a segurança de um tratamento.

Mas o ICR disse que os pesquisadores encontraram algumas indicações iniciais de que a berzosertib poderia parar o crescimento de tumores.

'Muito promissor'

Um dos autores do estudo, o Prof Chris Lord, professor de genômica do câncer no ICR, disse que esses primeiros sinais eram "muito promissores", acrescentando que era incomum na fase um ensaios ver uma resposta clínica.

Mais testes serão necessários para demonstrar a eficácia da droga, no entanto.

"Este estudo envolveu apenas um pequeno número de pacientes... Portanto, é muito cedo para considerar a berzosertib um divisor de águas no tratamento do câncer", disse o Dr. Darius Widera, da Universidade de Reading.

"No entanto, os efeitos extraordinariamente fortes da berzosertib, especialmente em combinação com a quimioterapia convencional, dão razões para serem otimistas quanto aos resultados dos estudos de acompanhamento."

Philip Malling, de 62 anos, diagnosticado com câncer de intestino em 2012, foi inscrito no julgamento após dois anos de quimioterapia mal sucedida.

"Me disseram 'não há mais nada que possamos fazer por você'", disse ele. "Em abril de 2014, me disseram 'você provavelmente estará morto até o Natal'".

Ele está recebendo tratamento berzosertib há seis anos, seus tumores encolheram e sua condição é estável.

"Significa tudo", disse Malling à BBC.







Fonte do Texto: Cancer drug: New treatment halts tumour growth - BBC News


Fonte da Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Artigo sobre Chlorpirifós

Nos últimos anos, tenho me dedicado a pesquisa sobre os pesticidas, principalmente no cultivo de café, que é o principal cultivo na minha re...