sábado, 4 de janeiro de 2020

Inteligência Artificial e Câncer de Mama

A inteligência artificial é mais precisa do que os médicos no diagnóstico de câncer de mama a partir de uma mamografia. É o que sugere uma pesquisa publicada na revista "Nature".

O estudo, conduzido por uma equipe internacional, incluindo pesquisadores do Google Health e da universidade Imperial College London, desenvolveu e treinou um modelo de computador com base em imagens de raios-X de mamas de quase 29 mil mulheres. 


Além disso, a inteligência artificial conseguiu realizar diagnósticos positivos que os médicos haviam deixado passar — mesmo sem ter acesso ao histórico das pacientes. Enquanto nos Estados Unidos a proporção de casos que passaram despercebidos diminuiu 9,4%, na Grã Bretanha essa taxa foi de 2,7%.
 
"Quanto mais cedo você identifica um câncer de mama, melhor é para a paciente", disse Dominic King, líder britânico da Google Health, à AFP. "Pensamos nessa tecnologia de uma maneira que apóia e permite que um especialista, ou um paciente, em última instância, obtenha o melhor resultado de qualquer diagnóstico que eles tenham."
Especialistas da área já desenvolvem tecnologias do tipo há anos. Inclusive, em maio de 2019, uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criou um mecanismo capaz de prever o câncer de mama até 5 anos antes do desenvolvimento da doença.

A equipe de King estima que isso reduziria em até 88% a carga de trabalho dos profissionais que avaliam mamografias. "Ache um país onde você possa encontrar uma enfermeira ou um médico que não esteja ocupado", afirmou o especialista. "Há a oportunidade dessa tecnologia oferecer suporte ao excelente serviço existente dos humanos."

Fontes:

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/02/cancer-de-mama-inteligencia-artificial-bate-medicos-em-diagnosticos.ghtml

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/inteligencia-artificial-ja-e-melhor-que-medicos-para-detectar-cancer-de-mama.html

Nenhum comentário:

Artigo sobre Chlorpirifós

Nos últimos anos, tenho me dedicado a pesquisa sobre os pesticidas, principalmente no cultivo de café, que é o principal cultivo na minha re...