sábado, 1 de dezembro de 2018

Graviola e câncer, o que diz a ciência sobre isso?

A graviola possui, principalmente nas folhas e nas sementes, um composto quimiopreventivo chamado acetogenina. No entanto, o composto não cura o câncer. Assim como o nome sugere, o elemento apenas ajuda a preveni-lo, da mesma forma que todos os demais agentes quimiopreventivos presentes nas frutas, legumes e verduras. Isso não quer dizer que o chá de graviola pode ser usado para prevenir o câncer? A comunidade médico-científica ainda não chegou a conclusões sobre como a acetogenina deve ser ingerida para ser aproveitada pelo organismo. Não há evidências se, com o calor necessário para produzir o chá, por exemplo, o composto manteria suas propriedades ou qual seria o efeito de comer as folhas ou torrar as sementes. Sabe-se que o composto não funciona na forma de cápsulas.

Se a intenção é evitar o câncer, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras que podem anular a agressão das células por agentes cancerígenos, auxiliar na regulação da reprodução celular e causar a morte de células precursoras do câncer, inibindo o surgimento da doença.

Entre as substâncias que ajudam na prevenção do câncer estão os carotenóides, como o beta-caroteno (encontrado na cenoura) e o licopeno (no tomate); os flavonoides (na uva, por exemplo); os isotiocianatos (brócolis, repolho, rabanete); compostos fenólicos (presentes no feijão) etc. Esses compostos, no entanto, não funcionam sozinhos, sendo importante, por isso, uma dieta equilibrada e variada.



Fonte:

https://www.cancer.org.br/faqs/o-cha-de-graviola-e-indicado-com-o-tratamento-do-cancer/

Nenhum comentário:

Artigo sobre Chlorpirifós

Nos últimos anos, tenho me dedicado a pesquisa sobre os pesticidas, principalmente no cultivo de café, que é o principal cultivo na minha re...